terça-feira, janeiro 11, 2005

Atualizando registros

Noite de 07 de janeiro
Onde dormir, quando descobrimos que as cidades vao escasseando? Saindo de Puerto Madryn, o plano inicial era atingir Puerto San Julian, mas o ritmo com as criancas as vezes nos engana. Plano B: Fitz Roy. Ok... Uma cidade quase fantasma com uma "hospedaje" misturada com um armazen gerenciada por uma mulher estranherrima. Nao quis ficar. Plano C: continuar mais 300km ate Puerto San Julian? Seria possivel ja quase 07 da noite (mas com o sol bem alto ainda... anoitece por volta das 22). Atingimos um local, o proximo ponto no mapa, chamado Tres Cerros. Achamos um posto de gasolina no tal ponto com um hotelzinho. Otimo. Foi la que ficamos, como no filme Bagda Cafe, so que em espanhol e a paisagem plana por todos os lados a perder de vista.......... Um dos mais belos por do sol que ja vi na vida.

Dia 08.......... por volta das 5 da tarde, ja em terras chilenas, cruzamos o Estreito de Magalhanes na balsa sob chuva. Estavamos chegando a Terra del Fuego. Fomos dormir em uma hospedaria na fronteira quase em San Sebastian. Um lugar lindo. De agora em diante os adjetivos vao ficando escassos para descrever a paisagem. Tudo muito amplo ainda, a 300 e poucos quilometros do inicio da Cordilheira dos Andes. O tempo muda de minuto a minuto, as nuvens desenham formas estranhas porque o vento aqui chega facil a uma centena de quilometros por hora. Nunca vimos ventania tao forte. Nao se pode abrir as janelas de lados opostos do carro sob pena de voar algo que so podera ser recuperado depois de muita correria pelo campo. Seguimos rumo a Ushuaia no dia 09.

Dia 09....

Alo Seu Lucas, Gustavo e D. Dilce. Seguimos o conselho de voces e ca estamos. A chegada proximo a cordilheira mereceu gritos e pulos na estrada de ripio quase deserta. O vento assoviava e improvisamos com nossas roupas de frio ainda guardadas. Lourenco e Sofia quase levantaram voo, inundados por aquela primeira sensacao de grande frio que sentiram na vida, avistando os primeiros cumes gelados dos Andes mais adiante. O sol ia pouco acima do horizonte, vazando por baixo de nuvens pesadas que deixaram o ceu chumbo e a estrada cor de bronze. A entrada na cidade mais austral do planeta se deu pouco depois, 30 km adiante. Ushuaia..................

Esqueci de dizer que tinhamos um agregado, o Gadi, um jovem israelense que ganhou a turma e que pegou carona conosco na travessia de Magallanes.

Outro esquecimento: a Baia de San Sebastian que fomos margeando: uma praia tao plana que a diferenca entre a mare alta e baixa chega a inacreditaveis 11km (passamos durante a mare baixa e subindo), uma reserva de passaros migratorios. Alias, neste lado do planeta os bichos vivem soltos e protegidos.

Nenhum comentário: