sexta-feira, dezembro 31, 2004

entre águas

Olá pessoal! Saudaçoes!Esta é minha primeia entrada neste diário de viagem. Sempre que chegamos perto de um computador, estou cansada e desanimada para escrever. Mas como hoje é nossa primeira parada longa (2 dias), me animei.

Bem, chegamos ontem a Montevideo, no fim do dia, com um belíssimo por do sol. Uma bela recepçao. Entramos pela costa, mar, rio, pesoas caminhando, sentadas nos bancos observando o sol se por... A cidade é linda, surpreendente! Na cidade antiga, onde estao deliciosos bares e pessoas animadas, demos de cara com uma pequena escola de samba. E a música que batucavam em um ritmo bem pouco comum aos nossos ouvidos acostumados a um bom samba, era ¨agora chegou a vez vou cantar, mulher brasileira em primeiro lugar... ¨ Ficamos eu e Sofia por cima da carne seca!

As garotas sambando... bem, isto é outra história! Uma mistura de estrangeiro com interior de minas (me lembrei da minha mae vendo escola de samba em Formiga e reclamando: este povo nao sabe sambar, que desânimo! nao sei prá que escola de samba!) Mas foi muito bom ver tudo isto. E Sofia nao tirou os olhos das garotas rebolantes, o que ela faz com muito gosto. Olhar o outro.

Os meninos estao arranhando um portunhol legal. E sempre dizem: que simpática esta senhora! que simpático este senhor! Até o Lourenço se arrisca e já se comunica. Os uruguayos falam devagar e parece que nos adoram (nos brasileiros) pois tentam arranhar também o portunhol.

Vamos falar da viagem ontem: a melhor porçao foi aquela pontinha do mapa, depois da lagoa dos patos entre o mar e a reserva do Taim. Pela primeira vez peguei a direçao do Land e assim que iniciamos a entrada no parque do Taim, começou a cair um temporal! Mas nao atrapalhou a beleza do lugar. Uma lagoa em proceso de assoreamento com milhares de bichos. capivaras, antas, jacarés de papo amarelo(nao vimos), pássaros que nao sei dizer... rosas, pescoço preto, bicos longos... muitos. Ficamos de boca aberta! Mui lindo!

A paisagem daquele pedaço do Brasil, segue por todo o Uruguai, claro que com sua interferência humana particular, e é uma experiência bastante particular sua observaçao. É quase monótona, mas com o tempo a riqueza desta monotonia vai se apoderando do sentir e a alma se enche! Sao campos planos, verdes com pequenas ilhas de árvores aqui e acolá. Vacas, bois e carneiro pastando... kms e kms assim... Mui lindo!

bem pessoal, Sofia me chama para um pulo na piscina (sim, paramos em um hotel que tem piscina!). Por aqui ficaremos até passar a confusao da passagem 2004/2005. E continuaremos viagem rumo à península Valdez.

Daqui a pouco daremos uma volta pelo centro velho, mercado, porto, etc.

recebi as mensagem do beto bianchi, beto primo, claudia e christiano e sonia que está em Cuba. Viva Cuba Sônia e Gilberto!

Fico por aqui. beijos em todos. Até a próxima.



Nenhum comentário: